Manutenção

 

Boa manutenção é importante

 

Por muito tempo se afirmou que as superficies artificiais dispensam manutenção. Isso não é apenas um mito, mas um conceito perigoso a ser adotado. A necessidade de se manter um campo de grama de futebol é fundamental por razões estéticas, de segurança, de desempenho de jogo e longevidade.

 

Estética

 

Um bom campo é atrativo para a prática de qualquer esporte e motiva os participantes a utiliza-lo de forma correta. Um campo sujo não é atrativo para se jogar, irá impedir os participantes de utilizar a instalação a longo prazo e pode atrair vandalismo. 

 

Princípios gerais de manutenção

 

Não realize nenhuma ação que não tenha sido previamente autorizada pela companhia instaladora. As garantias estão normalmente relacionadas a manuteção da superficie e falta de manutenção, ou manutenção incorreta, invalidarão a garantia.

Não aplique produtos quimicos á superficie sem consultar o fornecedor. Muitas substancias quimicas podem causar o detrimento da superficie, principalmente produtos á base de petróleo. Deve-se tomar cuidado para evitar derramamento de todo e qualquer produto á base de petróleo, inclusive combustivel de tratores. Sempre reabasteça os equipamentos de manutenção longe da superficie de jogo.

Dentre os produtos químicos que podem ser utilizados, após autorização, nas superfícies sintéticas estão algicidas, anti-musgos, herbicidas e descongelados.

 

  Equipamento de Jogo

 

Os gols portáveis são recomendados. Eles podem ser movidos ao redor do campo para se obter um desgaste mais regular. Os gols portáveis devem ter rodas e não devem ser arrastados pelo campo, já que isso pode facilmente danificar a grama de futebol.

As placas devem ser postas com informações e regras para o uso do campo. As regras deverão, dentre outras coisas, fornecer informação sobre os horários de abertura para uso desorganizado, proibição de fumar, sorvete e goma de mascar, e informação sobre onde o lixo deve ser jogado.

 

Manutenção regular

1- Escovando a superfície

 

A superfície deve ser escovada regularmente e de acordo com as recomendações do produtor da grama. A frequência da escovação estará relacionada com a intensidade de uso - quanto mais usado, mais frequentemente você terá que escova-lo. Sempre escove em direções diferentes, ja que escovar em uma direção tenderá a fazer com que as fibras se curvem naquela direção. Isso resultará em características diferentes de rolagem da bola em direções diferentes. As áreas altamentes desgastadas necessitarão atenção extra ja que essas zonas terão obviamente o enchimento mais alterado e achatamento do tapete devido a intensidade do uso. A escovação é mais eficiente quando a superficie está seca.

 

2- Mantendo o nível do enchimento

 

A reposição do enchimento deverá ser feita com equipamento leve ou manualmente, aquela que for mais adequado. Com a entrega do campo, o dono deverá comprar material de enchimento extra para que esteja sempre disponível. As instalações deverão ter checagem semanais dos níveis de preenchimento no campo. Além da checagem semanal, deverá haver uma inspenção anual de todo o campo para assegurar que a altura do preenchimento esteja mantida na altura apropriada de acordo com as espicificações do fornecedor. O tipo de grânulos para reposição deve ser determinado em consulta com o produtor da grama.

 

3-Mantendo a superfície limpa

 

Onde quer que contaminantes estejam presentes e quando quer que seja, remova-os o mais rapido possivel. Comidas e bebidas não devem ser permitidas no campo. Igualmente problemática é a goma de mascar, embora isso possa ser facilmente remediado com o congelamento da goma de mascar infratora, que poderá então ser quebrada e retirada do campo quando estiver solidificado. Fumar é estritamente proibido.

Material orgânico, como folhas, agulhas de pinheiros e grama no campo podem interferir no granulado caso não removidos. O problema com material orgânico pode ocorrer durante o ano todo. Nos períodos mais vulneráveis o campo deverá ser limpo diariamente.

 

É recomendavel evitar árvores folhosas localizadas próximas ao campo.